quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Diários do Vampiro Vol. 1 - O Despertar - L.J. Smith

  • Editora: Galera
  • Autor: L.J. SMITH
  • Ano: 1991
  • Número de páginas: 240
 Sinopse: Antes de Crepúsculo, um triângulo amoroso entre dois vampiros e uma bela jovem conquistou uma enorme legião de leitores. O Despertar, primeiro volume da série de L. J. Smith lançado originalmente em 1991, deu origem à série de televisão Vampire Diaries, escrita e produzida por Kevin Williamson, roteirista de Dawson´s Creek. Irmãos e inimigos mortais, Damon e Stefan Salvatore são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária: são vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna.
Em Fell´s Church, na Virgínia, Stefan conhece Elena Gilbert, uma adolescente bela e popular. No encalço de Stefan, Damon procura vingança, e logo Elena se verá divida entre os dois irmãos - e entre o amor e o perigo.
O Despertar é o primeiro volume da série best seller Diários do vampiro, de L. J. Smith, há mais de 15 semanas na lista de mais vendidos do New York Times.


Confesso que esse livro me decepcionou. Esperava mais, muito mais.
 
Assisto "The Vampires Diaries", a série que foi originada a partir do livro. Mas depois de ler o que tenho é a impressão de que além do nome da série, e dos nomes da maioria dos personagens, o resto é tudo diferente. Se eu fosse enumerar todas as diferenças entre um e outro o post ficaria realmente gigantesco. Desde a descrição dos personagens, tanto na personalidade quanto na aparência, até a própria história em si, os criadores da série não foram nada fiéis aos livros escritos por Lisa Jane Smith

O seriado é excelente. Tem uma trama muito envolvente, cheia de surpresas e reviravoltas. No livro o foco é aquilo que eu tanto critico: um triângulo amoroso cujo centro é uma garota da "high school". 

Neste primeiro livro da série, que possui os quatro primeiros volumes já publicados no Brasil, somos apresentados a Elena, a garota mais popular da escola, Stefan, o vampiro "bonzinho" pelo qual ela se apaixona, e Damon, o irmão malvado de Stefan. Vemos como Elena os conhece e como conquista Stefan, vemos o início dos tormentos de Damon, alguns assassinatos, e bom, pára por ai. Não acontece mais nada. Sem muitas emoções, sem muita ação. É como se este primeiro volume fosse apenas uma introdução.


Já li os dois primeiros volumes, e até agora parece que ainda não cheguei no ápice da história. A essa altura eu já até desisti de esperar os mesmos acontecimentos da série ocorrerem também no livro. Pelo visto isso não vai acontecer.

Como eu sou do tipo de pessoa que quando começo algo tenho que terminar, eu pretendo sim ler todos os livros da série. Até porque eles são fininhos, letras grandes, linguagem fácil, então não é exatamente "perder tempo". Ao todo são 7 livros, os três últimos ainda sem previsão no Brasil, então ainda tenho esperanças de que a história fique mais interessante.

Pra quem gosta de vampiros eu particularmente recomendo a série "The Vampires Diaries". Já os livros, pelo menos por enquanto, infelizmente na minha opinião não são recomendáveis.

Bom, é isso ae, até o próximo livro. ;****

5 comentários:

Alex Zigar disse...

Por enquanto a única obra sobre vampiros que me atrai é o Drácula de Bram Stoker, que vou começar a ler, mas ainda não sei se termino. O que me perturba é a fascinação que temos pelas lendas vampirescas. O que há de tão especial nessas criaturas?

Abraços.

Paula Montanari disse...

Pena os livros serem decepicionantes, realmente a série é muito boa e aposto no enredo para a próxima temporada...aguardando anciosamente

Marina Risther Razzo disse...

Alex, Drácula de Bram Stoker é sem dúvida a mais atraente de todas as histórias sobre vampiros.
Bom, não sei no caso de outras pessoas, mas eu tenho fascínio não apenas pelas lendas vampirescas mas qualquer lenda fantástica em geral. Acredito que o ser humano gosta de se apegar à coisas fantasiosas pra fugir um pouco da realidade.
Os vampiros são apenas as criaturas mais "populares" no momento, mas sem dúvidas existem outras ainda mais fascinantes.

;)

Izabel - In Memorian disse...

Olá Marina! Obrigada pela visita! Parabéns pelo seu blog! Também estou te seguindo! Abraços!

J. Se disse...

O livro é muito bom, eu gostei.
A série também, as vezes até acho que a serie ficou melhor. Mesmo assim, eu sou do blog Quero ler e se pudessem entrar nele: http://queroleragora.blogspot.com/
E estou seguindo, Marina.

Postar um comentário