Quem Somos

Marina Risther Razzo. 25 anos. Advogada.
Leitora compulsiva. Já li tantos livros que perdi a conta. Sou capaz de devorar 4 livros de mais de 400 páginas por semana mesmo tendo que dividir meu tempo entre trabalho, faculdade e namoro. Compro mais livros do que posso ler e até mesmo do que posso pagar rsrs. Costumo dizer que vou ler todos (ou melhor, quase todos, alguns são dispensáveis - sim, tenho preconceitos literários) os livros do mundo. E quer saber, se depender de mim, vou mesmo! Gosto de livros dos mais diversos temas. Tenho um gosto eclético para livros. Romances históricos, suspenses, dramas, épicos, crônicas, ficção científica...mas os favoritos são os clássicos e a literatura fantástica. Acredito que toda leitura é válida, mesmo aquela que seja apenas para entreter, mas penso que é importante evoluir e ler clássicos e livros que tragam maior conhecimento. Amo personagens bens contruídos psicologicamente. Quando entro numa biblioteca, pareço uma criança dentro de uma loja de brinquedos. Costumo chamar meus livros de "bebês", e tenho um ciúme doentil por eles. Além da paixão pelos livros, tenho fascínio pelo cinema, pela música e pelas artes em geral. Uma das fundadoras do Clube do Livro "Outra Xícara por Favor".

Paula Montanari. 25 anos. Professora de História.
Comecei meu gosto pela leitura quando tinha mais ou menos 11 anos de idade, através de meu irmão, que sempre foi apaixonado por ler, mesmo eu tendo ganhado meu primeiro livro já aos 07 anos. Procuro sempre ver o que cada livro tráz de bom, mesmo que não faça parte dos meus tipos favoritos. Mas, confesso que ainda não consegui me livrar de todos os meus preconceitos literários. Tenho preferência pelos clássicos, mas também leio os best-sellers. Valorizo as crônicas cotidianas e as epopéias, porém, nesse último eu devo confessar que levo bem a sério a parte histórica. Sendo isso mau de quem estuda a disciplina em si (ou não!), procuro entender a época sobre a qual a obra trata e, quando o assunto chama a minha atenção, tento entender o contexto sobre qual ela foi escrita. Mas, minha verdadeira paixão é a literatura fantástica, que amo desde pequena. Os contos fantásticos, principalmente os do século XIX e início dos XX sempre me chamaram a atenção, seja em filmes ou livros, e é o tipo de história que me dá mais prazer. No geral, busco numa leitura uma boa história, identificação e bons personagens. Além disso, e o mais importante, busco entretenimento, o prazer em ler determinada obra. Acredito que os livros abrem portar para novos mundos, novas culturas, novas idéias e, o melhor de tudo, o fazem de uma maneira fantásticamente divertida. Uma das fundadoras do Clube do Livro "Outra Xícara por Favor". 

 Nádia Fressatto de Godoy24 anos. Escrevente Judiciária.
A leitura é pra mim como o alimento do espírito.  Amo ler e amo livros, eles são meus amigos inseparáveis. Leio desde os 11 anos e foram os livros que me tornaram uma pessoa melhor, eles foram meus amigos em minha solidão, e hoje, quando a solidão não existe mais, eles mantêm seu lugar especial. Acredito que os livros são tão acessíveis que podem ser capazes de mudar quem somos. Ainda tenho uma leitura imatura, com um gosto meio juvenil (mas já estou trabalhando nisso)... E mesmo assim já li tantos livros que perdi a conta... Leio de tudo que colocarem em minhas mãos; tenho alguns preconceitos com alguns estilos que eu não chamaria de “literários”, mas sempre aceito conhecer tudo que me é diferente. Amo literatura fantástica, e adoro histórias muito bem desenvolvidas, com uma trama tecida com esmero. Gosto de livros que me tragam desafios em sua sintaxe, e que tenham um parágrafo com toque de poesia. Gosto de personagens que sejam intensos em sua realidade, que sejam desafiadores, e que exprimam algo de humano. Mas de tudo, o que mais me apaixona, o que me fascina numa escrita, é o que chamo de “explosão multi sensorial”. Amo livros que mexem com minha imaginação, que são capazes de interferir nos meus sentidos e criar em mim marcas capazes de moldar meu espírito e minha essência. Gosto de me sentir em uma guerra travada pelos adjetivos e pela superposição de idéias.Tenho como meta amadurecer minha bagagem literária, para no futuro conseguir escrever um belo livro. Apenas para completar, sou sonhadora, imaginativa e extremamente volúvel. Uma das fundadoras do Clube do livro “Outra Xícara Por Favor”.


*****EM CONSTRUÇÃO - MAIS MEMBROS CHEGANDO******