segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os Sete - André Vianco

  • Editora: Novo Século
  • Autor: ANDRE VIANCO 
  • Ano: 2001
  • Número de páginas: 380

    Sinopse:
    Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa de prata, acusados, na época, de bruxaria. Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação... Será que estão mesmo mortos?


Desde o lançamento do fenômeno mundial "Crepúsculo", que histórias de vampiros se tornaram, sem dúvida, as mais populares. Basta você dar uma olhada na lista de mais vendidos de qualquer site ou revista e você vai comprovar: eles dominam! Eu, particularmente, não vejo motivo pra tanto furor em torno dos livros escritos por Stephanie Meyer. Pra mim, é um enredo bem sem gracinha. E a temática virou um grande clichê: meninas que se apaixonam por vampiros, criaturas noturnas frequentando a chamada "High School" americana,  vampiros bonitões (não que eu ache o tal de Edward Cullen bonitão, na verdade, o acho tão sem graça quanto toda a história), aquele clima adolescente bem chatinho e por aí vai... Respeito que muita gente goste, mas eu não consigo engolir esse tipo de enredo. Mas isso é papo pra outro post...

Eu já estava bem de saco cheio de tanta historinha bobinha e melosa a respeito das criaturas noturnas. Gosto de vampiros desde criança. Mas gosto dos vampiros assassinos, não dos bonzinhos bonitinhos. E eis que conheci André Vianco, um autor brasileiro, que se atreveu a escrever sobre os nossos queridos chupadores de sangue. E quem disse que brasileiro não é capaz de criar uma boa história de fantasia? André Vianco provou realmente ter o dom pra isso, e usou todo talento possível pra escrever "Os Sete". E aí nada de colegiais apaixonadas por vampiros galãs. O bom e velho vampiro maligno e assustador é que está presente nessa excelente obra.

Só um detalhe pra frisar. André Vianco não foi só mais um seguidor da modinha vampiresca criada por "Crepúsculo". "Os Sete" foi publicado em 2000, o primeiro volume da saga de Stephenie Meyer em 2005.

A história, que se passa no Brasil, mais precisamente em Amarração, no Rio Grande do Sul, começa quando dois amigos, César e Tiago encontram uma antiga caravela portuguesa no fundo do mar. Dentro da caravela, uma grande caixa de prata. Dentro da caixa, adivinhem só o que tinha? Sete vampiros adormecidos há quase 500 anos. Conforme eles vão acordando, o caos se instaura. Cada um dos sete tem poderes especiais e usam esses poderes pra matar, assustar e deixar cidades praticamente devastadas. E ai uma grande aventura pra César, Tiago, entre outros amigos, se inicia. E o início de inúmeras tragédias para os brasileiros também.

Pra mim, sem menor dúvida, o melhor do livro é o fato dos vampiros serem portugueses que permaneceram adormecidos por mais de 400 anos. Eles não conhecem absolutamente nada sobre o mundo atual, e são divertidíssimos os diálogos onde eles querem descobrir como funcionam as lâmpadas, a geladeira, uma locomotiva, aparelhos de som. Vampiros malignos passam a nos lembrar crianças curiosas.

Outro ponto que eu achei interessante é a grande participação do Exército pra tentar conter os vampiros. O caos que eles causaram foi muito além de apenas algumas mortes. Com seus poderes eles praticamente devastaram uma cidade inteira.

Inverno, Acordador, Tempestade, Lobo, Espelho, Gentil e Sétimo. Sete vampiros, cada um com seu poder. Os nomes com os quais eles são conhecidos já nos dão certa ideia do que cada um é capaz de fazer.

"Os Sete" em certos momentos têm um ritmo um pouco lento. Até metade do livro eu diria que boa parte é enrolação. Mas André Vianco mostra que sabe como narrar uma boa história. Aos poucos a trama vai se desenvolvendo e as últimas 100 páginas são daquelas que você devora de uma vez só.

O livro termina deixando a brecha para sua continuação: "Sétimo" é o nome da próxima obra de André Vianco, e com certeza já está na minha lista de próximos livros pra ler. 

Bom, se você gosta de histórias boas de vampiros provavelmente irá gostar de "Os Sete". André Vianco foi original ao colocar os vampiros em nosso país e criar uma história diferente de todas as outras. A linguagem é mais acessível a nós, pois ele utiliza gírias e expressões conhecidas pelos brasileiros. Isso nos aproxima dos personagens. Além disso, muitos lugares, músicas e programas de televisão citados também fazem parte de nosso cotidiano.

Recomendo também pois acredito que devemos dar mais valor à autores nacionais. Brasileiros têm mania de engrandecer autores internacionais e por vezes esquecem que também temos escritores talentosos por aqui. Portanto, vale a pena dar uma conferida.

Até o próximo post ;)
Se entrar, por favor, comente! Obrigada ;*

4 comentários:

Paula Montanari disse...

De fato André Vianco é uma revelação nacional mas que não tem muito crédito no próprio país como acontece com quase tudo que vem do Brasil...mal sabem que esse conceito de valorizar somente o que é de fora já é pré-concebido e não opiniões forte que marcam a singularidade...falando do livro, well..meu preferido é o Acordador que na primeira vez que o li em ação cheguei a me arrepiar..adoro esse baixinho!
E só nos livros desse grande cara é que, durante a leitura, podemos nos deparar com comidas típicas, sotaques nordestinos ou alguém cantando "Infinita Highway" enquanto caça esses monstros...

Lucas disse...

Uma boa sugestao de leitura,sem duvida as obras de Andre Vianco sao otimas. Confesso que nao li nenhum livro do autor, mas por curiosidade dei uma olhada e gostei da maneira de escrever.Alem disso os livros contam historias que ocorrem nobrasil, nada melhor do que ler um livro com uma linguagem com expressoes brasileiras, ás cidades, a maneira de escrever, as girias,tudo brasileiro, alem de ser umahistoria com muito maisconteudo se comparada a certas "historias de adolecentes apaixonadas"(hahaha).
Vou seguir a recomendaçao da autora do post, com "cerveja" vou ler as obras de Vianco, assimque tiver tempo e terminar de ler os livros que planejo hahaahaha.

bjos amore,amo voce

Alex Zigar disse...

Gostei desse Blog Café Literário. Aprecio um café bem forte pela manhã, às vezes, bem amargo para despertar-me da sonolência do dia e abro um livro, às vezes, ácido para corroer todo meu cérebro. Café e livros são coisas que viciam. Parabéns pela resenhas com estilos.

Abraços.

Jéssica Rodrigues disse...

Também li Os Sete e so posso dizer que gostei muito, tbm li Sétimo e todo o restante da serie.
O que mais gostei é o fato de tudo acontecer aqui no Brasil bempertinho de nós. Gostei bastante do seu blog.
Se não for pedir muito gostaria que vc fisesse uma visitinha la no meu blog http://lilianejessica.blogspot.com

Postar um comentário