quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Último Reino (Crônicas Saxônicas - Vol. 1) - Bernard Cornwell

Editora: Record
Autor: Bernard Cornwell
Ano: 2004
Número de páginas: 362
 
Demorei dois meses pra ler esse livro. Por que? Eu acredito que seja culpa da "maldição do livro favorito". Sabe quando você lê determinada obra de um autor e ela consegue um lugar tão especial em seu coração, que demora muito tempo pra conseguir ler outro escrito por ele? E quando consegue, simplesmente não é a mesma coisa? Pois é, a maldição do livro favorito me pegou de jeito, pois fazia apenas alguns meses que havia lido "As Crônicas de Artur", de Bernard Cornwell.  E ai, demorou pro primeiro volume da consagrada "Crônicas Saxônicas" - O Último Reino abrir espaço na estante do meu coração. Demorou, mas ela abriu. Demorei dois meses pra ler metade do livro. E demorei 1 hora pra ler a outra metade!!
 
Não vou ser hipócrita. Se me pedirem pra fazer um resumo da história com minhas próprias palavras, não irei conseguir. Esqueci muitos detalhes. Então irei colar o resumo da Wikipédia mesmo: 

O livro conta a história da invasão dinamarquesa à Ilha Britânica - hoje formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales - sob a visão de Uhtred Uhtredson (ou Uhtred Ragnarson), filho de Uhtred, ealdorman (senhor) de Bebbanburg. Bebbanburg (atual Bamburgh) é uma fortaleza que fica ao norte da ilha, no reino da Nortúmbria (na atual região de Northumberland). Essa fortaleza era conhecida como inexpugnável, já que nunca houve um exército capaz de tomá-la. Uhtred, o filho, junto com seu pai avista os dinamarqueses chegando à ilha e montando seus acampamentos. Na mesma noite, numa patrulha ordenada pelo seu pai, seu irmão mais velho e morto pelos invasores e isso é o estopim para o início de um série de batalhas narradas no livro. O pai de Uhtred acaba morrendo em uma dessas batalhas e ele próprio sendo capturado por Ragnar, matador de seu irmão, um jarl (senhor) dinarmarquês poderoso, que passa a criar Uhtred junto de seus filhos.
Uhtred então cresce como um dinamarquês, aprende sua língua e sua cultura, e se sente mais próximo dela do que de sua cultura natal, em Bebbanburg. Sobretudo, identifica-se com o paganismo dinamarquês, que lembra a antiga religião dos saxões, em contraste com o cristianismo que passara a dominar a sociedade saxônica e que sempre fora desprezado por Uhtred.
Nesse meio tempo em que Uhtred fica sob o poder dos dinamarqueses, Bebbanburg cai sob o jugo de seu tio, Aelfric, que chega a tramar sua morte para consolidar o domínio sobre aquelas terras. Mesmo apreciando a cultura e os costumes dinamarqueses, Uhtred nunca esquece de sua bela fortaleza e da traição de seu tio, desejando voltar para reconquistá-la.
Ao longo da juventude, o personagem vê-se dividido entre o amor pelos dinamarqueses, que rapidamente trucidam os reinos saxões, e o senso de dever para com seu próprio povo, cuja sobrevivência é posta à prova. Essa lealdade dividida torna-se ainda mais acentuada quando Uhtred envolve-se com Alfredo, rei de Wessex, a quem odeia mas a quem deve tudo o que tem na vida.

Bernard Cornwell tem o dom de criar personagens inesquecíveis. Uhtred pode não ser tão maravilhosamente cativante como lorde Derfel, das Crônicas de Artur, mas sem dúvidas é daqueles personagens que de uma forma ou de outra, você sempre vai se recordar.

Acompanhamos o crescimento de Uhtred, e amamos junto com ele, odiamos com ele, torcemos e sofremos por ele. Assim como em outros livros de Cornwell, muitos personagens queridos acabam morrendo, e ao longo da história sentimos um misto de emoções inexplicáveis.

Cornwell sabe bem como mesclar a parte real da história com a fictícia (lembrando que o escritor inglês é também historiador). Temos personagens que, de acordo com pesquisas históricas, realmente existiram, e que se relacionam com os personagens fictícios. A maneira como ele entrelaça o real e o irreal é magnifíca. Se não bastasse isso, temos uma aula de costumes e crenças dos povos da época, relatada de forma incrível, durante o próprio dia-a-dia dos personagens, e sem descrições chatas e maçantes.
A história demora um pouco pra engrenar, e no começo algumas pessoas podem achá-lo arrastado. Mas confiem, a história engrena, e ai você não vai querer parar de ler.
É um livro que pode agradar tanto aqueles já acostumados e apaixonados por romances históricos e batalhas sangrentas, até queles que não são muito familiarizados com o gênero.

Ao todo a série Crônicas Saxônicas é compostas por 5 volumes (mas parece que ainda serão lançados mais). Li apenas o primeiro por enquanto, e provavelmente só ano que vem irei ler o volume 2.
Sou uma apaixonada por romances históricos e pelas histórias maravilhosas criadas pelo Cornwell, então me acho suspeita pra falar da obra.

Demorei dois meses pra ler. Tudo bem que passei por uma fase de "não quero ler, quero assistir seriados de tv" durante esses meses (meu escasso tempo faz com que eu seja obrigada a escolher entre fazer um ou outro), então a culpa não foi exatamente do livro. A maldição do livro favorito realmente existe (pelo menos pra mim...), mas consegui vencê-la e afirmo com toda certeza, que valeu a pena! Cornwell é o cara!

Li esse livro em março de 2011, então mais uma vez peço desculpas se a resenha não está satisfatória. Minha memória não é das melhores (se com 21 eu já falo isso, imagine quando eu chegar aos 60).

É isso ai pessoas, até a próxima!

Nota:
* * * * * - Excelente.

Outros livros da série:
O Cavaleiro da Morte
Os Senhores do Norte
A Canção da Espada
Terra em Chamas

1 comentários:

Nádia Godoy disse...

Bernard Cornwell ainda precisa me conquistar. Li apena so primeiro livro das Crônicas de Arthur e para ser sincera achei ele meio lento. Não sei porque, ams acho que é porque eu gosto de leituras rápidas, e oe stilo de escrita de Cornwel é calmo.
Mas ainda assim, gostei mto, e a história é incrível e linda, os personganes dele costumam ser maravilhosos tbm e em geral eles acabam por ter uam grnade profundidade psciológica.
Adoro suas resenhas Mah, elas aproximam aquele que lê com vc (autor), a resenha está mto boa (mesmo vc tendo pego a sinopse da wikipedia).
Bjos

Postar um comentário