terça-feira, 14 de setembro de 2010

A opinião alheia incomoda muita gente...

É impressionante como o respeito é algo que tem se esvaído cada vez mais nos dias atuais. Levantar a bandeira da "livre-expressão" é tão belo não é? Mas no fundo não passa de uma grande hipocrisia. Num mundo "evoluído", como o nosso supostamente é, o ser humano deveria ser pelo menos capaz de ter respeito e consideração pela opinião alheia. Mas muito diferentemente disso, estamos num mundo onde ter personalidade e se expressar é quase um pecado e qualquer pessoa que mostre tudo aquilo que pensa é "apedrejado" como se estivesse fazendo algum mal à sociedade.

Por que não encarar as tão diferentes opiniões como uma forma de crescimento pessoal? Ninguém jamais vai pensar igual a você em tudo, e ao invés de criticar, por que não tentar aprender com isso?

Eu sigo um código: política, religião e futebol eu NÃO DISCUTO! Mas acho toda e qualquer opinião acerca desses e outros assuntos absolutamente válida, afinal, não sejamos presunçosos a ponto de nos acharmos senhores da razão. Prefiro calar ao ouvir um assunto desses pois causar polêmica não é comigo, até porque é impressionante o quão não importa a quantia de argumentos você tenha, sempre haverá quem, sem argumento algum, age como se estivesse com a absoluta razão. Em primeiro lugar: não existe razão absoluta quando se trata do que pensamos. Em segundo lugar: quer defender um ponto de vista? Apresente argumentos e independente de minha opinião ser contrária à sua, eu com certeza te respeitarei.

Mas sempre haverá aqueles que preferem ignorar ou criticar a opinião alheia. Pra aqueles que são assim, então, sejam felizes vivendo como cavalos que apenas olham pra frente.

O conhecimento e a informação são tudo, não deixem que sua mente se torne pequena. O mundo em geral necessita sempre expandir, a começar pelo pensamento humano ;)


(Desculpem fugir do assunto "livros", que é o maior intuito do blog, porém fatos recentes me compeliram a postar sobre isso...)
 



2 comentários:

Paula Montanari disse...

Sempre digo que quem desdenha à tudo se fecha num círculo de ignorância.
=***

Alex Zigar disse...

É ilusão crer numa sociedade totalmente livre. O pensamento humano ainda é atravancado. Sobretudo, pela crescente carência de boa leitura. A boa leitura que provoca o senso crítico e tira o homem do obscurantismo medieval (caverna) e da estupidez. Como era bom quando éramos ignorantes! Éramos felizes! Ó vida de gado!

Postar um comentário