sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Duma Key - Stephen King


  • Editora: Objetiva
  • Autor: STEPHEN KING
  • Ano: 2009
  • Número de páginas: 664

    Duma Key é tudo, menos o que eu esperava. Do conhecido mestre do terror Stephen King, eu realmente imaginei que este seria mais um livro recheado de momentos tensos e sobrenaturais, criaturas malignas ou qualquer coisa do gênero. Não é. Duma Key é um livro narrado em primeira pessoa que nos transporta profundamente pra vida e mente de seu narrador – Edgar Freemantle. Se você quer um livro que te faça sentir medo e ponto final, deixe Duma Key de lado. Mas se você quer se aprofundar numa história intensa com personagens igualmente intensos, com uma narrativa perfeita e que nos prende mesmo em suas passagens mais simples, Duma Key com suas 664 páginas é definitivamente o livro certo pra você.


    Edgar Freemantle possuía uma vida perfeita. Carreira, esposa, duas filhas e muito, muuuito dinheiro. O que é capaz de fazer desabar um mundo tão incrível pra um homem do que um acidente de trabalho? Quando a picape de Edgar é atingida por um guindaste, esmagando seu crânio, estilhaçando seu quadril e lhe arrancando o braço direito, aos poucos toda a perfeita realidade de Edgar começa a desmoronar. Ao começar por sua mente que começa a falhar sempre que ele tenta se lembrar das palavras, mesmo das mais simples. Depois, seu casamento, que chega ao fim devido a alguns surtos violentos de Edgar – dos quais ele sequer se recordava.
    Com a ajuda de seu psicólogo Kamen, Edgar aprende a pensar transversalmente – fazer associação para se lembrar das palavras, e dele também ganha a boneca de Extravasamento de Raiva - Reba. Mesmo se recuperando, a vida de Edgar estava realmente necessitando de um recomeço, e foi isso que seu psicólogo lhe sugeriu: se mudar de Minnesota.
    É em Duma Key, uma cidade da Flórida com pouquíssimos habitantes e uma vista incrível, que Edgar decide recomeçar sua vida. Volta a pintar, algo que costumava lhe dar muito prazer no passado, e aos poucos conhece seus novos vizinhos, que se tornam seus grandes amigos: Wireman e Elizabeth.
    Edgar aos poucos descobre um novo e impressionante talento pra pintura. O problema é que, junto com as coceiras e dores no braço perdido (porque ele continuou o sentido, mesmo depois do acidente), Edgar sente que este o MANDA pintar, e numa espécie de transe acaba fazendo desenhos muitas vezes macabros e aparentemente sem nenhum sentido.
    O amor imenso de Edgar por sua filha Ilse, e um aviso um tanto estranho e assustador de Elizabeth de que “Duma Key não é um lugar para filhas” são apenas o começo pra essa incrível história.

    Edgar como narrador é impagável. Dono de um humor negro intenso (provavelmente adquirido após ver sua vida desmoronar) e absolutamente irônico, Edgar é aquele tipo de narrador que nos faz realmente penetrar na história e em seus pensamentos mais profundos. A leitura torna-se agradável, fácil e às vezes até engraçada. Os personagens do livro são muito bem construídos mas o melhor é sem dúvida Wireman. Isso porque ele é um homem sábio, vivido e cheio de frases que nos fazem refletir e nos identificar. É graças a ele que Edgar começa a se recuperar e a superar todos os acontecimentos trágicos.

    Algo que já percebi ser característica dos livros do titio Stephen são as citações de astros e músicas de bandas famosas, que no caso de "Duma Key" estavam presentes principalmente nos jogos de memória entre Edgar e Wireman. Principalmente pra quem gosta do bom e velho rock'n' roll (como eu), isso com certeza será um atrativo a mais. Também são feitas citações de filmes, de personagens históricos, entre outras coisas interessantes. Claro que se torna MAIS interessante quando você conhece aquilo que está sendo citado (até porque se você não conhecer, corre o risco de não entender alguns comentários).

    O desenvolvimento do livro é lento. Se você é daqueles impacientes que esperam que logo nos primeiros capítulos já seja apresentada a trama principal, pode esquecer! Duma Key se desenvolve aos poucos e antes de mergulharmos na história, mergulhamos primeiro em seus personagens, medos, passados e principalmente vemos todo o processo de superação de Edgar.

    O livro, como já disse, não é exatamente um terror. Está mais pra um suspense psicológico que pode ser percebido conforme vamos adentrando mais profundamente na trama. Confesso que apesar de ter definitivamente adorado o livro, achei a conclusão de tudo um pouco forçada. Mas até onde sei isso é típico de Stephen King. Não espere um final com uma grande explicação, pois você não a terá. Não veja a parte "sobrenatural" do livro com olhos muito críticos. Apenas se delicie com um livro bem escrito e que te proporcionará horas de entretenimento (muitas horas, aliás... pensa bem - 664 páginas!!!).

    É isso ai pessoal, até a próxima.

    P.S: Desculpem se estou postando com pouquíssima frequência, mas estou naquele dilema: ou leio, ou escrevo! Então preferi ler... Mas vou tentar colocar em dia as resenhas (Estou com umas 4 atrasadas...) e vir aqui mais frequentemente. :)

1 comentários:

Lucas disse...

Te parabenizo, nao somente pelas suas resenhas, mas pela sua escrita de dar inveja e de seu aproveitamento impressionante da leitura. Voce é mesmo admiravel, tem um talento e uma capacidade intelectual sem tamanho, é incrivel poder ver tudo isso sabia?
Mesmo com tanta escassez de tempo consegue ler varios e varios livros, mesmo voce trabalhando, estudando na faculdade e fora o tempo que eu roubo de voce ficando no seu pé ^^. Seu talento me impressiona, espero sempre poder estar com voce te observando bem de perto, observando todas as suas atitudes e suas ideias, coisas admiraveis que conheci em voce e que admiro muito.
Continue assim, se esforçando o maximo que puder, realizando muitas coisas, fazendo tudo o que esta ao seu alcance. Voce sera muito bem recompensada por tudo o que faz, pelo seu talento e pelo seu esforço.
Peço desculpas por todo esse tempo em que fiquei sem comentar no seu blog.
Saiba que eu te admiro muito e que voce é muito especial.

Bom trabalho

Amo voce Marina

Postar um comentário