segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A insustentável leveza do ser - Milan Kundera

Autor: Milan Kundera
Editora: Companhia de Bolso ( Companhia das Letras)
Ano: 1984 (edição de 2009)
Número de páginas:309

Thomas, um médio theco, em uma viagem a trabalho para uma cidadezinha do interior, encontra Tereza, uma garçonete de muitos sonhos e muitos livros. Thomas, homem vivido da capital, de muitas mulheres e pés no chão vê algo de diferente naquela jovem. Após um banco de praça e uma estação de trem, Thomas volta para Praga deixando na imaginação da jovem Tereza um profundo vazio e uma sede de vivenciar novos sabores, novas mentes, que pôde somente experimentar no seu breve contato com Thomas.
Assim começa uma bonita e dolorosa história de amor.
Tereza se muda para Praga atrás daquele homem interessante e de uma vida nova. Thomas a acolhe e percebe que ama no momento que acha que ela poderia morrer, enferma de uma gripe muito forte que a acomete no mesmo dia em que chega a seu apartamento.
Os dois ficam juntos, mas Thomas, amante incorrigivel das mulheres, mantém o seu vício. É o que faz com que ele se sinta vivo. Enquanto Tereza, cosntrói uma carreira de fotógrafa e lida, dia a dia, com as infidelidades do companhero, qual busca, dolorosamente, aceitar.
Paralelamente a essa história, mais dois personagens são apresnetados: Sabina e Franz. A primeira, uma das muitas amantes de Thomas, com personalidade quse análoga, conhece Fraz, homem casado e infeliz, médico e cientista de sucesso, quandos e muda para Genebra. Franz vê Sabina como uma deusa e esta, mesmo gostando de Franz só deseja ser livre, não suporta nenhuma rotina, nenhuma prisão.


Milan Kundera nos apresenta a teoria da leveza e do peso, no qual tudo que é efêmero é leve, passa, nos esquecemos, não porque não foi importante, apenas porque passou e, por mais dolorosa que essa experiencia venha a ser, sempre nos traz o sentimento de nostalgia, talvez por ter nos deixado tão rápido. Já o peso é o cotidiano, aquilo que se repete, que não deixa de ser importante e muito menos pode ser simplificado àquilo que nos faz felizes ou tristes, é, de certa maneira, aquilo de sério, de permanente.
O interessante da trama é que nos faz pensar sobre assuntos que parecem, por vezes, estarem tão solidificados nas nossas mentes, como, por exemplo, a questão da infidelidade. Ao longo do livro você sente uam mistura de sentimentos quanto a esse assunto, você odeia e entende Thomas, você odeia e entende Tereza por amar e aceitar Thomas do jeito que ele é, simplesmente pela maneira sincera que o autor constrói seus personagens.
Kundera conversa com o leitor e o instiga a pensar ao longo do livro. É impossível não raciocinarmos, ou interrogarmo-nos, enquanto lemos essa incantadora obra do cotidiano.
Com um cenário da Tchecoslováquia sob a repressão do comunismo russo, A Insustentável Leveza do Ser nos leva ao universo de quatro vidas, tão humanas, tão desnudas, que por vezes nos sentimos dentro da cabeça dos próprios personagens, conseguindo imaginar a forma que raciocinam ao se mesclarem com o raciiocínio do autor e ao nosso próprio.

Pah Montanari.

2 comentários:

Nádia Godoy disse...

Pah, mto boa a resenha! Aliás vc alcançou um tom distante que me parece resenha de jornalista heheheheheh
Achei muito interessante essa teoria da leveza e do peso, parece ser um livro cheio de descobertas e de novas idéias. Com certeza o lerei.

Just Livros disse...

ótima resenha, agora estou curiosa pra ler o livro.

Passa no meu blog? Tem Promoção:
http://just-livros.blogspot.com/

Postar um comentário