- Editora: Rocco
- Autor: ANNE RICE
- Ano: 1994 (Vol.1) / 1999 (Vol.2)
- Número de páginas: 490 (Vol. 1) / 492 (Vol. 2)
Sinopse: Em A Hora das Bruxas, a autora mais uma vez exorciza seus demônios e fantasmas, narrando a saga de uma família que em quatro séculos vive entre feitiçaria e forças ocultas. A família Mayfair é o ponto central de uma dinastia de bruxos, que cresceu e prosperou dedicando-se à magia negra. Entre os Mayfair, convive-se pacificamente com o incesto, os assassinatos e com o espírito meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher. O romance se desenrola cronologicamente para a frente e para trás, passando por Nova Orleans e São Francisco atuais e deslocando-se até o Haiti ou a um castelo na França de Luis XIV. As bruxas de Anne Rice não pilotam vassouras: são mulheres mafiosas, ocultas sob uma delicadeza fútil. Para elas, a bruxaria é a ciência mais confiável.
Que estamos vivendo numa época onde livros de fantasia têm tomado conta das listas de mais vendidos, isso é fato! Mas muitas pessoas têm se atentado apenas à onda de novos autores do gênero, esquecendo que existem muitos ótimos autores que, pra quem gosta desse tipo de história, deveriam ser leitura obrigatória. Livros de Tolkien, Lewis, Bram Stoker e Anne Rice deveriam figurar na listinha de "Livros que todos que gostam de literatura fantástica devem ler...". Pois eu li os quatro. E é sobre um livro da "rainha" de livros de fantasia e terror, Anne Rice, que eu quero compartilhar minha opinião.
Em 1976 Rice escreveu seu primeiro livro, "Entrevista com o Vampiro", o volume 1 da série "Crônicas Vampirescas". E durante muitos anos foram os famosos vampiros os personagens principais de suas histórias. Em 1990 numa junção do científico e do místico ela resolveu sair um pouco do mundo dos chupadores de sangue. Foi de uma mistura de bruxas, demônio e ciência que ela criou a série das Mayfair. As bruxas Mayfair. E tenho que dizer que tirando o fato de ele ser realmente excelente como eu imaginava, este livro não é nada do que eu estava esperando.
"A Hora das Bruxas" apesar de ter sido dividido em 2 volumes é na realidade uma única história.
Em resumo o livro fala sobre uma família que desde a época da Inquisição era acusada de bruxaria. Ao longo das mais de 1000 páginas que compõem os dois volumes, somos apresentados à todos os membros do clã Mayfair. Desde personagens carismáticos como Katherine e Deirdre, até personagens não muito simpáticos, como Carlotta. Mas o centro de toda história é na realidade a herdeira do clã, Rowan. E ela não irá herdar apenas dinheiro e propriedades. Existe um mistério que envolve a família Mayfair. Um homem. "O HOMEM", como é chamado algumas vezes. Seremos introduzidos a Lasher, o demônio que persegue os Mayfair desde a sua mais antiga descendente, Déborah. E justamente com relação a Lasher que temos o assunto ciência no livro. Mas isso eu não posso explicar, pois tira um pouco da graça pra quem for ler ;)
Mas provavelmente o personagem mais carismático é sem dúvida Michael, que acaba "caindo de pára-quedas" na história das Mayfair, mas desenvolve um papel muito importante na trama.
Eu imaginava um livro mais sombrio. Se você procura algo pra sentir medo, "A Hora das Bruxas" definitivamente não é o seu livro. Mas se você procura um livro de qualidade, bem escrito, com uma trama bem desenvolvida, ai sim, não tenha medo de pegar os dois grossos volumes e se aventurar.
Anne Rice é extremamente detalhista e eu conseguia visualizar cada pequeno movimento dos personagens enquanto lia. A forma com que ela narra nos faz entrar dentro da história.
A série das bruxas Mayfair ainda é composta por mais dois livros: Lasher (sim, o demônio Lasher) e Taltos. E não se decepcione quando chegar ao final do segundo volume e descobrir que não há exatamente um desfecho. Pra um final satisfatório você terá que ler "Lasher" (eu ainda não li). Até onde sei "Taltos" já é um pouco independente dos outros livros da série.
Recomendo 100% e estou doida pra ler os dois outros livros e todos os outros de Anne Rice. Ela é ótima e o título de "rainha dos livros de terror e fantasia" não lhe foi dado à toa.
Até a próxima ;)
8 comentários:
Eis uma autora que não conheço, ams cheguei à conclusão de que deveria conhecer.
Terror, fantasia e uma história bem escritas são fatais sobre mim!
Com certeza, Anne Rice está na minha listinha nada modesta de "livros que quero ler".
Beijos minha tutora!
Anne Rice é a diva do submundo vampiresco, mas também arrasa em outros temas da literatura fantástica...enfim, você já disse tudo
=*
Estou lendo o segundo volume, é realmente muito bom. Mas não estou acreditando que ela não tem um fim... a neim :/
Sem dúvida os dois primeiros livros da série são de tirar o fôlego. E Anne Rice é tudo isto que acabaste de descrever! Ótima resenha,boas observações. Entretanto,discordo sinceramente quando fala em uma série que não desperta o medo no leitor. Durante minha leitura realizei um pacto com a história. E como resultado, senti medo em muitos momentos.Talvez seja esse o pior defeito do leitor apaixonado por literatura fantástica... ou seja, acaba por acreditar que tudo possa ser possível e fatalmente verdadeiro. Assim, esta é a fala de alguém q está se encaminhando para Lasher... e que espera uma boa leitura recheada pelos segredos que os dois primeiros volumes deixaram!
Eu estou lendo "Lasher" e sem dúvida é o melhor livro da série até o presente momento. Este livro é extremamente esclarecedor de todos os mistérios que até então rondavam a família Mayfair. Vocês que ainda não o leram, irão se surpreender com as revelações a respeito da natureza de Lasher e de sua "invocação".
Eu li os dois volumes a alguns anos atrás e Anne é realmente bem detalhista, você literalmente mergulha e "assiste" a história. Meus livros favoritos!
É um grande desafio ler este livro, pois demora a engatar. Porém quando as coisas começam a acontecer, vale a pena. Lasher é um personagem esplêndido.
No meu blog também falo de Anne, sobre suas criaturas sobrenaturais. Se quiser dar uma conferida:
http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/01/sere-fabulosas-criaturas-concebidas-por.html
Adorei o artigo :D parabéns
Postar um comentário